Skip links

Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial – Primeiros Concursos do PRR Para as Empresas

Nos próximos dias serão conhecidos mais detalhes sobre os primeiros avisos para Empresas dentro do PRR (“Bazuca”).

Para já, é sabido que as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial darão o pontapé de saída para aqueles que serão os primeiros concursos para as empresas, no âmbito do PRR.

 

Obedecerão a uma lógica de parcerias, projetos conjuntos ou coletivos, tendo por base a I&D, a inovação e a diversificação e especialização da estrutura produtiva e partirão de dois modelos distintos:

  • Pactos de Inovação: serão apoiadas as atividades de I&D a desenvolver por instituições de I&I e empresas, e, se necessário, o investimento produtivo que concretiza a produção de novos bens e serviços por parte dos investidores empresariais. Os projetos devem concretizar impactos relevantes no emprego qualificado e nas exportações, em áreas com potencial de crescimento e de maior valor acrescentado.
  • Projetos Mobilizadores de Agendas de Inovação: pretende incentivar investimentos promovidos por empresas industriais ou de serviços, em articulação com instituições de I&I, destinados a concretizar o desenvolvimento e transferência da I&D e a sua transformação em novos bens e serviços nas áreas estratégicas inovadoras selecionadas como alvo na agenda.

 

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou que, a breve prazo, será lançado um primeiro aviso para manifestações de interesse para apresentação de projetos para as agendas mobilizadoras para a inovação empresarial.

 

Esta constituirá a primeira das três fases deste processo:

  • “Candidaturas”/Manifestações de interesse – previsão para o 3º trimestre de 2021;
  • Avaliação e negociação das mesmas – previsivelmente no 4º trimestre de 2021;
  • Convite às “propostas de ideias” selecionadas na etapa anterior, com vista à assinatura dos “contratos programa” – previsão para o primeiro trimestre de 2022.

 

Contactem-nos para aproveitar esta ou outras oportunidades de apoio ao investimento.

Leave a comment